sábado, 9 de junho de 2012

E ANTES DE FALAR DA PRÓXIMA ÉPOCA FESTIVALEIRA QUE TAL UM RESUMO DE 2009.

DE LEMBRAR QUE NESTE VERÃO DE 2009, OS FESTIVAIS, (O PAÍS E O MUNDO), FORAM ASSOMBRADOS PELO ESPECTRO DA GRIPE A E COM TANTO ESPANHOL À SOLTA, TEMI O PIOR…

ALIVE 2009

O dia do metal é o mais concorrido em todos os festivais. Admiro os fãs do metal por isso, são fãs a sério, que gostam de concertos e estão lá, mais do que para ouvir, para apoiar e demonstrar o amor que sentem pelas bandas do seu coração. METÁLICA vale sempre a pena! É de longe a banda do metal que faz menos barulho. Há ali sempre uma melodia, ainda que ténue. SLIPKNOT, por exemplo, já é demais para mim. 10 minutos são um sacrifício, puxo pelos meus sentidos e não sou sensível àquilo, não adianta, (ou então sou demasiado sensível concedo).
Vi KLAKSONS, uma espécie de electrónica com rock a abrir, sem dúvida a melhor banda do palco superbock! Não que a concorrência fosse grande, mas ainda que fosse, chegavam para eles! E TV NA RÁDIO, o som não prestava, pela segunda vez, (a primeira naquele superbock que foi o melhor de sempre…), começo a achar que o problema é da banda!!.
Por outro lado, os fãs de PLACEBO são uma miséria! Provavelmente é a única banda de jeito de que gostam, mas ficam em casa. Ao vivo não se vê fãs de PLACEBO, só malta a curtir o concerto, gente como eu, que até gosto muito de PLACEBO, mas também faço número em BLASTED MECHANISM. Sem dúvida o dia mais apagado do festival, não nos concertos, mas no calor humano, cheio de pessoas que batem palmas e sorriem muito, (gente simpática atenção), mas não cantam.
THE KOOKS, que são uns ingleses vivaços, tocaram e animaram o fim da tarde. Rock pop animado, do bom e com sotaque inglês, (o meu preferido). E PRODIGY! Não é um concerto, é uma viagem de regresso à adolescência e às festas. Tenho momentos de pura histeria com PRODIGY, sobretudo no início de algumas das músicas, até tenho medo de ter um ataque!
Ao fim da tarde, CHRIS CORNELL, conheço mal e gostei muito. Aliás, pouco antes do concerto, comentei com um amigo meu: «Nós já não vimos uma vez este gajo num super bock assim ao lusco fusco?». Não me lembro muito desse concerto, mas tenho guardado no meu coração, o céu laranja de fim de tarde e o rockeiro lindo e sentimental em cima do palco. «Não», disse o meu amigo, «isso era audio slave», pois para mim audio slave e soundgarden é uma gaffe comum… mas gosto muito, não sei se de audio slave, se de soundgarden, provavelmente das duas... Mas adiante…
DAVE MATHEWS é um bocadinho jazz a mais pó meu gosto bimbo, mas reconheço que as demonstrações de guitarra e na bateria são fenomenais e se o Alive fosse um concurso, DAVE MATHEWS ganhava certamente … mas em não sendo, os momentos em que ele realmente cantava é que foram realmente muito bons!
Perdi THE TING THINGS e FISCHERSPOONER. No Alive há escolhas a fazer e estas foram as minhas.



SUPER BOCK SUPER ROCK PARTE II 2009


KILLERS gosto muito do 1º álbum e mais ainda do segundo, só podia ser um grande concerto, (tudo o resto foi absolutamente deprimente neste festival e quem lá esteve sabe do que falo)!


PAREDES DE COURA 2009


Vi grandes bandas este ano! Muita repetição, mas coisa que vale a pena pá!
FRANZ FERDINAND, NINE INCH NAILS e THE HIVES, qual deles o melhor! FRANZ FERDINAND sem dúvida! Embora NINE INCH NAILS também tenha sido muito emotivo. THE HIVES eu gosto, é uma música enérgica, um bom espectáculo, mas aquele vocalista é no mínimo estranho… PEACHES fiquei chocada! Nunca me tinha acontecido tal num concerto, (e olhem que eu já vi Marlyn Manson e 50 Cent e coisas assim capazes de chocar uma pessoa…), nem sei se gostei ou não, mas foi marcante sem dúvida.
SUPERGRASS é uma grande banda de festival, não que a banda em si seja memorável, mas as músicas são apropriadas e têm aqueles hits que toda a gente sabe cantar. Bem bonito! E como em Paredes de Coura há sempre boas surpresas. Destaco JARVIS COCKER, o vocalista dos grandes Pulp, p’ra mim, que não cresci a tempo de os ver ao vivo, foi um belo prémio de consolação e o último álbum, para quem gosta de Pulp, é mais ou menos a mesma coisa.

JÁ DOS CONCERTOS COM APENAS DUAS HORAS NESTE 2009 DESTACO:
KAISER CHIEFS foi a puta da loucura, p’ra falar bom português. OASIS, fui sozinha a este concerto e isso é muito triste, de entre os amigos que curtiam OASIS na adolescência, apenas sobrei eu … Em compensação foi um bom concerto, digo mais, tendo em conta a fama dos manos Galagher, foi um sucesso! DEPECHE MODE, a idade não passou por eles. Acordei tarde para DEPECHE MODE, já andava na faculdade quando percebi porque faziam eles parte dos grandes e posso dizer sem assombro, que foi dos melhores concertos da minha vida, (e tenho dito!).
FRANZ FERDINAND, (no campo pequeno), PRODIGY, (pavilhão atlântico a rebentar pelas costuras e muito adolescente a fumar ganzas…) e last e um nadinha least, EDITORS!

Ah! E pelo meio, com a minha mãe, CAMANÉ.