terça-feira, 17 de julho de 2007

A chamada lógica da batata!

E lá se passaram mais umas eleições na cidade de Lisboa! Eu nunca mudei para Lisboa a minha residência oficial, por isso a campanha passou-me um bocado ao lado. Ainda assim, aprendi algumas coisas. A primeira, é que só se deve votar à tarde. Porquê? Porque se o eleitor ainda estiver indeciso a verdade é que se retiram boas dicas para a decisão através do visionamento da ida às urnas dos candidatos, eles mesmos. Senão vejamos, Helena Roseta foi votar de bicicleta mas teve que voltar a casa por que se esqueceu dos documentos. Ora cá está! Menos uma hipótese de voto, menos dúvidas, mais certezas... No entanto, o melhor de tudo nesta eleição foi a lógica da batata apontada por quase todos os candidatos que consiste na associação de ideias: "Está a chover"; "as pessoas não vão à praia";"logo as pessoas vão votar". É um bonito pensamento este, mas se calhar, digo eu, na minha humilde opinião, existe uma segunda hípótese que é:"está a chover"; "as pessoas não vão à praia"; "Logo as pessoas ficam em casa."



Voltando então à minha teoria de "votar é à tarde" concluo dizendo que se estivesse indecisa votaria Rómulo de Carvalho. Não pela simpatia que naturalmente nutro pelos comunistas, mas porque foi o único candidato a dizer que a chuva em nada iria alterar a afluência natural às urnas (génio!). Pois claro que não ia! Quem quer realmente votar vem do Algarve um bocadinho mais cedo, (ou mais depressinha consoante o carro e a inconsciência do condutor) ou vai votar antes ou depois de vir da praia. Quem não quer votar, não vota porque está sol e vai para a praia e também não vota porque está a chover e não apetece sair de casa. Um candidato que não prevê isto francamente não pode ser Presidente de Câmara. Para isso há a ter uma sensibilidade psicológico-eleitoral mínima e perceber, que se não há motivação para ir às urnas, (seja pela qualidade dos candidatos, ou pelo estado geral de desânimo democrático) qualquer desculpa é uma boa desculpa para lá não ir.




Lanço agora aqui a minha contribuição/solução para reavivarmos o espírito cívico de votar. Dar brindes em troca da entrega do boletim de voto. Pulseiras, t-shirts, lencinhos, com inscrições estilo rock in rio "Votar eu fui!"... pode ser que ajude e para um governo que demonstra tanto à vontade no marketing /propaganda não deve concerteza ser difícil levar mais esta a cabo ...