terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Crise pelo Lado Direito.


É verdade! Tenho uma costela comunista!.. E no que toca a dinheiros é ela quem manda.
Na minha opinião, (humilde, sincera e até mesmo um pouco ignorante), arrisco a dizer que o problema está nesse mito romântico implementado como costume, de que o dinheiro não tem grande valor, nem muita importância. O dinheiro é muito ambicionado, todos o procuram e o querem ter, mas quando o têm poucos o estimam com o amor, o carinho e o respeito que ele merece. Quantos, quando o gastam, se preocupam em saber a que mãos vai parar e o que vão fazer com ele?

Mas tenho também uma costela pró mercado e se bem me lembro da minha economia política que já vai longe, (não que alguma vez tivéssemos sido muito chegadas…), o capitalismo, ainda que selvagem, definia-se numa só ideia, consumir riqueza de forma alarve, gerando ainda mais riqueza!
Nos nossos dias apenas se verifica a primeira premissa do capitalismo, o mercado engole quantidades absurdas de dinheiro que não multiplica ou sequer devolve! Isto não é capitalismo, é apenas selvagem …