O problema do país oh senhores do FMI, BCE e CE são três como V. Exs.! O primeiro é que os contribuintes despendem de uma parte do seu salário para o entregar ao Estado, a título de impostos, taxas e as mais variadas contribuições e o Estado, sem pudor nem piedade, atira o dito pela janela fora. Perante este cenário, metade dos portugueses fica à janela do Estado à espera que caia algum para o seu lado, que nem amigas da noiva na hora de atirar o bouquet, (e podemos censurá-los oh senhores do FMI, BCE e CE?). Já a outra metade, que prefere viver a vida e fazer por ela, não quer dar do seu ao Estado, (e novamente oh senhores do FMI, BCE e CE, podemos censurá-los?).
São uma espécie de favela do Rio de Janeiro as nossas finanças públicas, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come,,,
Só vejo uma solução para isto e modesta, muito modesta: começar pelo princípio. Se arranjarem forma de o Estado deixar de atirar dinheiro pela janela fora, creio bem que a metade dos portugueses que está à janela, acabará por perceber que tem mesmo de trabalhar. Isto feito, não há-de ser difícil convencer a outra metade a contribuir atempada e justamente com os seus impostos, taxas e variadas contribuições.